Como organizei minha vida financeira após a separação e 7 estratégias para assumir o controle. Feliz dinheiro novo!

porquinho

Luz, gás, telefone, celular, internet, aluguel, condomínio, diarista, supermercado, plano de saúde e haja conta! Brotavam aos meus olhos. Não tinha mais com quem contar. As contas começaram a chegar e todas em meu CPF. Lá estava eu, mais perdida que cego em tiroteio. Ai meu Deus!

A vida de separada havia começado…

Uma relação de doze anos, sonhos destruídos e uma certeza: eu precisava seguir em frente – sozinha. Apesar da insistência dos meus pais para que eu voltasse a morar em meu quarto de solteira, eu precisava provar para mim mesma (e só para mim) que eu era capaz – que eu daria conta. E dei.

Fui morar num apartamento alugado no mesmo bairro em 1/5 do espaço. Sabe aquela história de dar um passo para trás para depois dar dois para frente? Era isso. Além da desconexão emocional, de separar o joio do trigo de objetos na mudança, existia um imenso desafio a minha frente: a organização financeira de uma recém separada.

Descobri naquele momento que nascia uma nova relação que eu precisava cuidar com bastante zelo: eu e minha nova vida financeira. Medo.

– “Ué? Mas você não trabalhava?”

Muito. Sempre. Sou Administradora, pós graduada em Marketing, trabalhei em grandes empresas e desde 2003 decidi montar um negócio próprio e abri a Enfim Sós – aluguel de veículos para noivas (que amo e tenho até hoje <3), ou seja, para dificultar um pouco mais a minha separação e nova vida, eu tinha uma renda variável e nenhuma garantia no final do mês.

Naquela altura do campeonato eu não sabia responder se o meu dinheiro daria ou não para seguir em frente, afinal o cenário havia mudado integralmente. Zero garantia. Zero estabilidade. Cem por cento de vontade. Vambora.

A Valéria após separação precisava se conhecer em números: ganhos, gastos e resultados. Descobri nessa jornada que organizar a vida financeira era assumir o controle do meu avião e eu estava disposta a decolar. Fui com medo mesmo.

Passei a anotar cada centavo que gastava, me desvencilhei do inútil. Cortei os milhões de canais de TV que eu não assistia e as revistas que não lia. A fatura do cartão de crédito passou a não ser mais uma surpresa. Comecei a tomar o café da manhã em casa (mais saudável, inclusive) e parei de gastar diariamente na lanchonete da esquina. Reduzi o consumo. Coloquei pra jogo o que eu tinha (de cosméticos a sapatos), consertei o que podia, esgotei as possibilidades dos objetos, usei as louças das visitas e descobri a Valéria em números. Conheci todos os botões do painel do meu avião e reajustei a rota. A clareza necessária para eu decolar. Portas em automático – para minha futura vida.

Feliz dinheiro novo! \o/

Meu convite para você: um autoconhecimento a partir de seus números. Identificar descontroles para decolar seu avião e reajustar a rota para viver seu propósito e alinhar seu consumo, comportamento e energia aos seus sonhos.

Faz sentido para você?

Vem comigo.

Você não precisa passar por uma separação para que inicie sua jornada. Ter clareza sobre os números (ganhos, gastos e resultados) é fundamental para impulsionar seus sonhos. Não importa quanto você ganha, importa como você gasta.

A jornada já começou. Vamos sair da intenção da mudança para o início da transformação?

  • De quanto você precisa para viver hoje? Você se conhece em números?
  •  Você poderia cortar despesas que não teriam impacto no seu bem-viver?
  •  Existe alguma forma de aumentar sua receita que talvez você não esteja enxergando?
  • Ajustar sua relação de consumo pode impedir você de entrar em novas dívidas?
  • Qual é seu sonho? Você tem um plano de vôo para decolar?

A organização financeira é fundamental para sua jornada de transformação.

Abaixo listo as 7 estratégias que usei para equilibrar minhas contas e alcançar a estabilidade para potencializar meus sonhos.

Experimente viver o luxo de uma vida sem desperdício e organizada! 

  1. Já para a planilha!

Não há controle financeiro que não tenha um olhar criterioso de todas as suas receitas (o que você ganha) e todos os gastos, estou falando inclusive do cafezinho. Pode ser no caderno, no computador ou no aplicativo. Mapear toda sua vida financeira é, sem dúvida, o primeiro passo. Reorganize-se.

  1. Destralhe sua casa e reduza o consumo.

Destralhe sua vida e coloque pra jogo tudo o que você já investiu grana e não usa – seja porque está esquecido ou escondido na pilha da bagunça. Sabe aquela maquiagem embalada? Use. Aquela blusa com etiqueta? Use. A louça da visita? Use. O perfume esquecido no armário do banheiro? Use. Pare agora de gastar dinheiro com o que você já tem, ou melhor, faça shopping na sua própria casa. Sua vida financeira agradece e seus sonhos também. Destralhe-se.

  1. Ajuste o comportamento.

Nada de compra por impulso. Tudo pesquisado antes e anotado. Comportamento de ajuste: só compre quando o que estiver em uso chegar ao fim. Roupa só compre o que precisar e, se possível, na liquidação. A lista do supermercado enxuta o bastante para não estragar nenhum alimento no refrigerador toda semana. Busque novas marcas. “Esquecer” o cartão de crédito em casa pode ser uma ótima tática também. Pague à vista sempre que puder e chore desconto. Pelamordedeus não compre mais nada a prazo. Reduza o consumo.

  1. Corte o supérfluo. Passe o facão.

Após ter clareza sobre como você gasta sua grana, passe o facão. Sem dó. Analise tudo o que não está sendo bem aproveitado: da tv por assinatura que você assiste pouco, às revistas e jornais que não lê, a redução da conta de luz, o uso máximo da capacidade da máquina de lavar roupa, as tarifas bancárias, vazamentos na sua casa, a conta do celular, os gastos excessivos em restaurantes, academia com aulas que não frequenta, salão de beleza etc. Corte ou faça uma adequação dos gastos que já tem. Priorize.

  1. Crie o hábito. O seu Orai e vigiai.

Não conheço outro caminho senão criar o hábito de anotar-planilhar todos os gastos e fechar mensalmente as contas. Não esqueça dos vencimentos. Não pague juros. Inclua o que puder no débito automático e confira sempre a fatura ao chegar. Faça o controle d-i-a-r-i-a-m-e-n-t-e. Utilizo, hoje em dia, um aplicativo maravilhoso chamado “despesas” que já é tão automático para mim – faço o controle no momento da compra direto no aplicativo. Ao final do mês, sei exatamente os centavos do meu resultado. Não é nenhum sacrifício. Ter o controle financeiro me dá asas para voar. Discipline.

  1. Renda Extra. Se joga!

Será que não tem nada mesmo que você possa fazer para criar uma renda extra? Já pensou um pouco fora da caixinha? Aquele seu hobby não poderia te render algo mais? Sabe aquele seu talento? Será que alguém não pagaria por aulas particulares? Pense com carinho. Adoro pegar revistas e folhear para ter ideias. Se coloque em movimento. O dinheiro passa de mão quando vê valor. Ah! E não há nada de errado nisso não, viu? Dinheiro é energia e você pode usar tudo isso para potencializar o que há de melhor em você e na sua vida. Suas relações agradecem. <3

  1. Transforme sonhos em objetivos. Yesssss!

Estabeleça seu objetivo e faça uma reserva financeira mensal para realizá-lo. Cole no seu caderno uma foto do seu sonho e faça um cronograma de tempo para alcançá-lo: isso irá mover você mais rápido ao seu objetivo. Pode ser uma viagem, um curso, um carro ou até mesmo uma mudança de cidade. Sonhe. Realize. Se movimente. Coloque um prazo para realização e já faça um exercício no seu caderno da sensação de chegar lá. Vida é fazer todo sonho brilhar. Decole seu avião.

Estou animadíssima para ver seu progresso de pertinho.

Me conte o que achou e como se sente no decorrer da semana. Anote tudo no seu caderno.

Não esqueça de deixar seu e-mail no cadastro para receber conteúdo exclusivo.

Na sua torcida,

Valéria Baldner

Apaixone-se pela mudança. Uma Revolução.

PS.: Leia também! O que aprendi com a minha separação e 10 razões para repensar sua vida hoje. Alegre-se.

PS.1: Gostou? Assine o blog, siga no instagram e curta a fanpage.

PS.2: Gostou muito? Compartilhe e/ou indique um(a) amigo(a) para assinar o blog, seguir no instagram e curtir a fanpage.

{assista o canal} {me escreva}{curta a fanpage} {siga o instagram}

Destralhe-se |Consuma menos | Cuide do Planeta | Poupe dinheiro | Ganhe tempo | Viva experiências| Revolucione-se

15 comentários

    1. Vou tentar:) Sou mega desorganizada financeiramente. Faço tudo isso: compro por impulso, alimentos que estragam, almoço na rua todos os dias. E aquela viagem dos sonhos sempre fica para depois 🙁

  1. Thaline, Assim como todo brasileiro, voce e Guerreira! Segura firme que saira dessa! Todo o prazer em fazer minha doacao. Orando por voce! Nao a conheco, mais preces estao com voce nesse momento. Desejo do fundo do meu coracao que fique bem!. A comunidade brasileira na Australia esta sempre unidade, com pensamentos positivos que voce vai sair dessa! Forca Thaline! ¦

  2. Gostei muito do que li. Já consigo identificar meu “ladrão” financeiro e, o que preciso mesmo, é controlar o impulso. Isto já está claro. Obrigada pelas dicas. Vamos lá!

    1. Que bom! Fazer um inventário do que se tem e do que se ama ajuda muito a conter o impulso. Outra valiosa dica é canalizar o montante para um sonho a realizar: uma viagem, um curso, um imóvel etc. Depende do seu sonho. Quando a gente tem metas definidas, nada nos tira do caminho. Um passinho de cada vez e chegamos lá! Que feliz que gostou! Obrigada pelo carinho! <3 Siga no instagram também. Vou fazer um série inteirinha lá com dicas @apaixonesepelamudanca Beijinhos Valéria

      1. Sim, Valéria. Estou decidida a só comprar o necessário e reciclar o que tenho. Tenho um bloqueio com planilha, sabe, um medo estranho. Já passei por dificuldades financeiras, já fui compradora compulsiva, fiz terapia mas ainda tenho este medo!
        Mas vou conseguir.

        1. Na sua torcida total. Já tentou os aplicativos de celular para controlar as despesas? São ótimas ferramentas! Farei um post mais para frente sobre isso. Na sua torcida. Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *