Era final de 2010 e um enorme sentimento de fracasso tomava conta de mim. Tudo dando errado. Sabe quando parece que o céu desaba na sua cabeça? Era isso. Autoestima zero. Nocaute emocional. Um relacionamento acabado, a balança gritando 12 quilos acima do meu peso, as contas no vermelho e ainda me sentia escravizada de trabalho para tentar dar conta de tudo. Nenhum prazer. Nenhum horizonte. Um caos: físico e mental. Quanto mais eu tentava me mexer para alinhar as coisas individualmente, mais eu fracassava. Efeito areia movediça.
Apenas uma certeza eu tinha dentro de mim: precisava estancar o processo da falência múltipla das áreas da minha vida. Precisava de uma (r)evolução. Meu Deus! Mas como? E por onde começar?
O ano novo se aproximava e aquela sensação de recomeço tomava conta de mim. Eu sabia que precisava mudar a maneira de pensar e agir. Me prometi naquela noite de 31/12/2010, em silêncio, olhando para o céu, que iria iniciar uma nova jornada na minha vida. E cumpri.
Tudo começou com um simples caderno. Escrever foi algo significativo para o início do meu processo de mudança. A primeira reação positiva que tive foi destralhar minha mente: parar de me sentir vítima ou de buscar culpados e passei a me concentrar em achar soluções. Nas folhas, escrevia desde a matrícula na academia, o monitoramento do meu peso, o diário alimentar, o saldo da minha conta bancária e as vendas da minha empresa. Foram palavras, desejos, medos, fracassos, avanços, insights, mantras (#escolhiserfeliz #apaixonesepelamudanca) e sentimentos que me apoiaram a olhar a vida por um novo prisma e exercer a gratidão diariamente.
Busquei ajuda e encontrei aliados, patrocinadores de sonhos. Pedi aos meus pais que me presentearam com sua sabedoria e clareza, aos meus amigos contei meus medos e fracassos, busquei mentores em todas as áreas e abri meu coração para a mudança. Eu queria ser a melhor Valéria que poderia ser e descobri através das palavras de Goethe que “quando a gente decide, a providência se move.”
Desliguei a TV. Reduzi o tempo gasto em programas inúteis e passei a assistir apenas o que queria ver de verdade. Um filminho por semana (amo filmes) no cinema era um imenso prazer. Priorizei meu tempo com atividades que ajudavam a me potencializar: exercício físico e leitura. Apaixonante.
Controlei meus gastos. Reduzi o consumo. Deixei o cartão de crédito em casa. Passei a controlar diariamente o saldo da minha conta bancária e fiz um estudo dos meus extratos anteriores para saber exatamente aonde escoava cada centavo. Surpreendente. Cortei despesas desnecessárias, renegociei dívidas, ganhei liberdade e, no decorrer do tempo, paz novamente e uma conta no azul.
Destralhei minha casa. Descartei todos os objetos inúteis da minha vida e parei de comprar coisas desnecessárias. Comecei a fazer um bom filtro do que entrava pela porta adentro. Queria cada vez administrar, limpar e armazenar menos objetos. Comecei pelo closet. Doei o que não cabia, consertei o que eu gostava e coloquei para jogo o que estava esquecido ou escondido na montanha da bagunça. Fiz “compras” no meu próprio armário. Um destralhe de objetos e, ao mesmo tempo, um destralhe emocional. Energia renovada. Foco no essencial.
Cuidei do corpo. Decidi finalmente ir para a academia todos os dias e parar de pagar em vão. Sem desculpas. Eu e minha amiga de Jornada (Déia, te amo) e nosso querido Diego Andrade (professor da academia, minha eterna gratidão) e guardião de nossa engrenagem positiva. Me inscrevi num programa de reeducação alimentar e fiz da nova alimentação, uma super aliada. Comi conscientemente. Os resultados começaram a aparecer: ponteiro da balança descendo, autoestima subindo. Brilho nos olhos.
Me inscrevi na Websérie da Mizuno. A anti-atleta aqui (era como me via) foi selecionada entre 1500 participantes para mudar a vida através da corrida e participar da meia-maratona em Amsterdam. Que sonho. Desafio aceito. Vontade redobrada. Ganhei não só aliados (a minha treinadora maravilhosa – Márcia Ferreira), ganhei um patrocinador no meu processo de mudança. Treinei por 7 meses. Emagreci 12 quilos. Corri 21kms patrocinada por uma das maiores empresas de corrida mundiais. Fiz as pazes com o espelho. Saí em inúmeras revistas Runners, Women’s Health, além das campanhas da Mizuno. Ganhei da minha academia Cia Athlética, uma viagem para Roma premiando a minha história de transformação pessoal que foi a mais votada da internet e eleita pelo Júri, concorrendo com todas as academias do país. Êxtase.
Goethe estava certo. Certíssimo. “Toda uma corrente de acontecimentos brota da decisão, fazendo surgir a nosso favor toda sorte de incidentes e encontros e assistência material que nenhum homem sonharia que viesse em sua direção.”
Nasce o Apaixone-se pela Mudança. Meu mantra positivo. Minha (r)evolução pessoal que quero que seja a sua inspiração para que você encontre a mudança que deseja na sua vida, do seu jeitinho e no seu tempo.
Existe uma passagem muito interessante que mexeu demais comigo e apertou vários botões internos que me fizeram refletir e mudar em vários aspectos.
Perguntaram a Michelangelo como ele sabia a forma de esculpir David no mármore. Michelangelo respondeu: “Na realidade, David sempre esteve no mármore, eu só tirei do mármore o que não era David.”
Esse blog tem esse objetivo: esculpir. Destralhar o seu excesso – físico e mental – para que apareça a sua melhor versão.
Faz sentido para você?
Se sim, vem comigo.
A jornada começa agora. Vamos sair da intenção da mudança para o início da transformação?
- Destralhe sua mente. Não se sinta vítima ou busque culpados. Busque soluções. Tenha um caderno. Não espere comprar um caderno para começar. Corra e pegue aquele caderno velho e dê uma nova “carinha”. Recicle. Escreva seus sonhos, inspirações e dificuldades. Exerça a gratidão diariamente. Monitore suas palavras, compras, objetos, tempo, emoções, sono e sua grana – com capricho. Na primeira página escreva a data de hoje, faça um texto de compromisso com a mudança e assine. Crie ou use mantras positivos e “âncoras visuais” – cole uma foto de um momento feliz ou algo simbólico que te traga boas recordações. Se preferir, use a logomarca do blog produzida especialmente como ancoragem para o compromisso de mudança. Cole na capa do seu caderno. Use a hashtag #apaixonesepelamudanca ou a que criou para iniciar sua jornada.
- Se relacione. Encontre seus patrocinadores de sonhos. Busque ajuda e encontre aliados que irão torcer e te incentivar no seu processo de mudança. Liste essas pessoas e as convide. Agende um café e explique o porquê essa pessoa foi escolhida. Escreva no seu caderno quem são e, melhor ainda, peça para que seus patrocinadores de sonho deixem uma mensagem no seu caderno.
- Priorize seu tempo. Desligue a TV ou reduza o tempo para o que realmente faz sentido assistir. Organize suas horas de sono. Faça uma análise de onde você tem gasto seu tempo e onde poderia investir melhor.
- Controle seus gastos. Ter uma boa relação com o dinheiro é algo muito importante para seu processo de mudança. Controlando o dinheiro, você consegue planejar a realização de sonhos futuros para viver experiências incríveis. Comece hoje a olhar o dinheiro como um aliado em sua vida e não como uma dor de cabeça. Não importa quanto você ganha, mas sim como você gasta. Liste todos os seus desembolsos diariamente por um mês, cada centavo e analise por onde o dinheiro tem escapado. Faça isso categoricamente no decorrer da jornada. Esse é só o começo: o diagnóstico.
- Destralhe suas coisas. Uma casa entulhada de objetos inúteis não é uma casa criativa. Não há espaço para o novo. Vamos iniciar a jornada do destralhe pelas suas roupas e com exercício prático para você entender o que é essencial, o que é funcional e o que realmente é sua paixão. Da camiseta ao biquíni. Da calça jeans a social. Da roupa íntima aos sapatos. Tudo aqui. Comece agora o exercício prático – baixe aqui: destralhe_roupas
- Cuide do corpo. Pouco a pouco. Beber 2 litros d’água por dia é tão difícil para você quanto para mim, então vamos iniciar a jornada. Que tal iniciar esses próximos sete dias sem refrigerantes? Dormir. Por favor, durma bem. Volta no item 4 – priorize seu tempo – e inclua entre 7h e 8h diárias no seu planejamento – sua saúde agradece. E a saladinha que a gente pula no almoço? Vamos colocá-la no prato? Inclua também uma atividade física, mesmo que uma pequena caminhada para colocar o corpo em movimento. Pequenas mudanças que poderão energizar a nossa semana e nos manter na ativa.
- Viva experiências. Há quanto tempo você não busca fazer algo que lhe proporcione prazer? A vida da gente é tão corrida que sequer imaginamos reservar momentos assim em nossa agenda. Ler um livro, assistir uma peça, planejar uma viagem, sair de mãos dadas, um café com as amigas ou simplesmente um filminho no netflix e pipoca com a família toda. Se proporcione momentos prazerosos, individuais ou não. Busque incrementar sua rotina com pequenos prazeres.
Meu desejo para você é uma sofisticação minimalista. Um reset mental. Elegância de comportamentos, nobreza de sentimentos, gentileza como hábito e “mantras” positivos para potencializar o nosso lado mais bonito e reger nossas vidas. Olhar atento ao próximo, copo sempre “meio cheio”, alimentação consciente, corpo saudável, tempo organizado, casa destralhada e organizada, além de uma boa relação com o dinheiro e consumo. Conexões em sintonia.
De sobrepeso a saudável
De sedentária a ativa
De bagunceira a organizada
De endividada a poupadora
De acumuladora a minimalista
Me conte o que achou e como se sente no decorrer da semana.
Não esqueça de deixar seu e-mail no cadastro para receber conteúdo exclusivo.
Estou animadíssima para ver seu progresso de pertinho.
Com paixão,
Valéria Baldner
Apaixone-se pela mudança. Uma Revolução.
PS.1: Gostou? Assine o blog, siga no instagram e curta a fanpage.
PS.2: Gostou muito? Compartilhe e/ou indique um(a) amigo(a) para assinar o blog, seguir no instagram e curtir a fanpage.
{assine o blog} {assista o canal} {me escreva}{curta a fanpage} {siga o instagram}
Destralhe-se |Consuma menos | Cuide do Planeta | Poupe dinheiro | Ganhe tempo | Viva experiências| Revolucione-se
Valéria é um enorme prazer ler os textos que você, que escrita leve e gostosa. esse blog saiu na hora certa, acho que a proposta do blog é sensacional. Tô com você, comecei pelo meu armário e olha que saí dele com umas duas sacolas de compras (rsrsrs), roupas que eu nem lembrava que estavam perdida por lá. na expectativa pelos próximos posts!
Um beijo enorme e com muito carinho,
Luz
clubedaluluzinhafitness.com.br
Lido com carinho!
Muito bom ler sobre cada um dos 7 motivos para a minha jornada de transformação!
Vamos juntas amiga!
Sucessoooooooooooooooooo
Estou amando cada pedacinho!!!! No processo….
Uau! Já faz um tempo que a minha vida está um caos e eu fingia que não estava vendo. Há 2 ou 3 semanas, comecei a observar o tamanho do problema e me preocupar por não conseguir me mover em busca das soluções. É amiga, seu post mexeu bastante comigo… Começando a mudança já!!! #meinspira
Eu não sei como ainda não estava por aqui!
Espiei o Blog no dia do lançamento e o corre corre quase me roubou a benção de parar, ler, se encantar e acreditar que sim, é possível!!!
Sobre uma inspriração: #apaixonesepelamudança
Sobre um mantra: #vaidarcerto
Sobre a luz que clareou aquela pitada de acomodação e conformismo: “quando a gente decide, a providência se move.”
Pronto! Inscrição feita. Caderno na mão. Foco, inspiração e muita gratidão!!!
Te conto meus avanços 😉
Sucesso pra ti e vamos nessa escolhendo ser feliz todos os dias!!!
Bjão
Cris
Sensacional sua proposta, com certeza seus textos vão ajudar muito a muitas pessoas, todos nós quase sempre temos algo para mudar, é possível.
Bjo, sucesso.
Olá Valéria,
Boa noite!
Estava aqui deitada ao lado do meu filho e pensando sobre a minja vida. De repente páro p ler meus emails e acabo encontrando o seu. Nossa!!!! Nem mais lembrava que tinha me inscrito no seu blog. Confesso q nem sei como me inscrevi pq realmente não me recordo de você. Mas o q importa q este texto me acordou. Eu tô numa fase mt depressiva. Ando pra baixo, auto estima lá embaixo, mt acima do peso e sem encontrar soluções para nada, me vitimizando. Obrigada mesmo pelo “acorda Larissa”. Adorei suas palavras.
Bjao
Eu recebi na minha caixa de email seu desabafo Larissa.
Não sei como aconteceu já que está direcionado à Valeria mas, como acredito que nada acontece por acaso, creio que para mim também é mais um “acorda Cristiane!!!”
Vamos juntas!
Vai dar certo!!!
Abraços,